quinta-feira, janeiro 24, 2008

AINDA SURPREENDIDO!?

A entrevista que o Bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, deu na passada 3ª feira (22/01) ao Jornal de Notícias representa, para além da reafirmação de considerações sobejamente repetidas, um plus na natureza intrinsecamente corporativa do seu discurso habitual, em dois aspectos que não podem deixar de, ainda, me surpreender.
O primeiro é a afirmação genérica de que a corporação universitária é "verdadeiramente nociva à sociedade portuguesa" (sic).
O segundo é o anúncio de apresentação de proposta de alteração legislativa no sentido de as advogadas portuguesas, no período de maternidade, não terem de "continuar a trabalhar porque há prazos a cumprir". Se isto significar encontrar os mecanismos de protecção social que garantam de modo efectivo todos os direitos associados à maternidade, estou completamente de acordo! Mas, pelo teor da sua resposta, e pelo que vou ouvindo, a ideia parece que será a defesa da suspensão dos prazos processuais durante o período de maternidade da advogada!? Não compreenderá o sr. Bastonário que, assim, está a provocar a oposição, o conflito, entre os interesses do cidadão-cliente e os do seu advogado, e que tal medida poderá ter uma influência negativa na escolha do advogado pelo cidadão, acabando por prejudicar quem quer defender?