sábado, dezembro 15, 2007

SEMPRE A APRENDER!

Não consigo ultrapassar este sentimento de sincera admiração por quem consegue descobrir coisas que a minha visão limitada não tinha ainda conseguido alcançar. Voltei a senti-la ao ler a entrevistado do responsável pelo Centro de Análises e Operações contra o Narcotráfico Marítimo, publicada na edição de 13 de Dezembro do Jornal de Notícias, que me chamou a atenção pelo título: "Quanto mais apreensões um país faz, mais é ponto de passagem de droga" (!!).
Acompanhem o raciocínio por favor!
"Pergunta: Como Portugal é visto no combate ao tráfico? Temos informações privilegiadas?
Resposta: Não tenho ideia que se possa falar em líderes nesse campo. Há países que dão uma resposta maior. Mas, por exemplo, a Interpol considera que, quanto mais apreensões um país tiver, mais esse país é ponto de passagem de droga ...
Pergunta: Mas Portugal não se distingue pelas apreensões?
Resposta: Distingue! Mas, como lhe digo: a Interpol refere que quanto mais um país apreende, mais esse sítio é ponto de passagem de droga. E se é ponto de passagem de droga também não é propriamente um retrato positivo ... As apreensões são como a estatística. Depende da forma como se agarra a quetão. Pode-se olhar para a questão sob o ponto de vista de que a polícia é muito eficaz. Mas também se pode ver por outro lado. Só foram eficazes porque o país tem condições para passar por lá muita droga. Portanto, também há qualquer coisa que não funciona bem ...
Pergunta: Daí talvez a política dos ingleseses de preferencialmente não efectuarem apreensões e preferir dar informações a outros países?
Resposta: Não sei exactamente o que presidiu a essa decisão, mas eventualmente. A verdade é que quanto menos droga lá for apreendida menos sítio de passagem é ..."
Portanto, se bem percebi, não convém apreender droga porque isso atrai os traficantes, que, pelos vistos, têm a aditividade da perseguição policial. Como é que eu inda não tinha percebido isso!?