sábado, junho 16, 2007

O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO

Participai ontem, na cidade da Guarda, num Encontro das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Centro do País, destinado à avaliação da actividade no ano de 2006, que teve como tema "Educação: um direito, uma responsabilidade".
Foi agradável constatar que as comissões se apropriaram do sistema de promoção e protecção, que o protagonismo agora é delas e não já dos "mentores" e "pensadores" que as conceberam, ajudaram a crescer e as salvaram com a sua persistência dos maus-tratos que lhes foram não há muito tempo infligidos. Batalha ganha, mas ainda não a guerra!
Foi agradável verificar, também, que está a ser aberto caminho para que as comissões na modalidade alargada sejam dinamizadas, o que permitirá atingir um novo patamar: a apropriação das comissões pela comunidade que representam. Sem o que correm o permanente risco de se transformarem em mais um "serviço" facilmente capturável na sua autonomia.
Mas este é apenas o caminho para que se alcance o objectivo de serem as crianças e os jovens, eles próprios, a apropriarem-se do sistema de promoção e protecção. O que exige, desde já, uma atenção grande pela efectivação do seu direito a serem ouvidos e a participarem activamente na definição do seu projecto de vida.