quinta-feira, junho 22, 2006

O ARRUMAR DOS PAPÉRIS (17)


Faz hoje 2 anos que Fantasia para dois coronéis e uma piscina, de Mário de Carvalho, foi o tema da 3ª sessão do II Ciclo Justiça e Literatura do Centro de Estrudos Judiciários, com a participação do autor e de António Hespanha.
Entre Dezembro de 2003 e Maio de 2004 tinha-se realizado o I Ciclo, que abriu com uma comunicação de Joana Aguiar e Silva sobre A Prática Judiciária: entre o Direito e a Literatura (que veio a ser publicada no nº1 da Revista do CEJ, em 2004) e contou com a presença dos escritores António Lobo Antunes, Germano de Almeida, Mário Cláudio e Urbano Tavares Rodrigues.
Em 2004, entre Maio e Julho, o II Ciclo, para além de Mário de Carvalho, contou com a presença dos escritores Julieta Monginho, Pepetela e Francisco José Viegas.
"Justiça e Literatura partilham o terreno da vida e dos conflitos sociais, da relação dos homens com o justo e com a norma. Partilham regras de interpretação dos textos e a retórica.
A Justiça oferece, amiúde, à Literatura a matéria áspera para o seu trabalho de prudução estética.
A Literatura oferece à Justiça a reflexão sobre o comportamento humano e social, e também sobre a lei, o fenómeno judiciário e as suas práticas".
Escrevi-o no texto de apresentação desta iniciativa, que me orgulho de ter concebido e tornado realidade com outros parceiros do CEJ, e com a importantíssima colaboração da Escola Superior de Teatro e Cinema que fez o tratamento cénico de excertos das obras literárias que constituiram o tema dos debates (para além da já referida: Tratado das Paixões de Alma; Os Dois Irmãos; Ursa Maior; O Supremo Interdito; Juízo Perfeito; Jaime Bunda. Agente Secreto; e Morte no Estádio) entre os escritores, um convidado (para além de António Hespanha: Laborinho Lúcio, Armando Marques Guedes, Rui Abrunhosa Gonçalves, João Paulo Ventura, José Manuel Mendes, Rui Pereira e José Manuel Delgado) e o público (que nunca faltou!).
Está na altura de pensar num novo Ciclo e, como ali não teve continuidade, numa nova entidade organizadora!