sábado, maio 06, 2006

REVISTA DO CEJ nº3

Destaco o artigo O Processo Penal e os Media: algumas reflexões, da autoria de Jorge Baptista Gonçalves, elaborado a partir das sessões sobre o tema pelo memso ministradas no curso "Justiça e Comunicação".
Uma interessante reflexão, com informação relevante nomeadamente de direito comparado, sobre a publicidade do julgamento, que conclui assim:
"[N]a sua relação com a comunicação social, o sistema de justiça (...) tem actuado, predominantemente, numa situação que classificarei de reactiva-defensiva, em resposta a estímulos extermos (...).
Importa perguntar se já não será tempo de ultrapassar essa atitude comunicacional defensiva e carente de estratégia, optando por uma outra que reconheça que, na sociedade actual, também o sistema de justiça deve assumir uma verdadeira estratégia (a sua) de comunicação - que projecte a sua imagem, dando-a a conhecer aos cidadãos ao serviço dos quais se encontra".

1 Comments:

At terça-feira, 09 maio, 2006, Blogger josé said...

"Importa perguntar se(...)"

Fantástica, esta pergunta!

Lembra-me logo a canção de Dylan, Blowin´in the wind: "How many roads must a man walk down..."

Há quantos anos é que este discurso deveria ser regra?


Há quanto tempo alguns poucos andam a dizer que não há outro modo de relacionar o poder judicial com o Povo e os outros poderes?

"How many roads?"

 

Enviar um comentário

<< Home