quinta-feira, abril 27, 2006

3 DE MAIO - DIA DO JORNALISMO NA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (Lisboa)


A liberdade de imprensa e os seus limites na sociedade contemporânea

Programa

Sessão da manhã

Conflitos bélicos recentes têm demonstrado com particular evidência a importância das opiniões públicas na concepção e condução das políticas de defesa dos Estados. As crescentes potencialidades tecnológicas de mediatização e as novas modalidades de relacionamento com os media adoptadas pelas esferas político-militares em situações de crise trazem novas questões que importa debater no sentido de promover um melhor entendimento sobre o papel das forças armadas (e da sua respectiva condução política) nas sociedades pluralistas contemporâneas.

Como respeitar o “direito à informação” – a “necessidade de saber” – dos cidadãos e simultaneamente salvaguardar o “segredo militar”? Quais os limites das estratégias psicológicas destinadas à conquista dos “hearts and minds” dos cidadãos? Como enquadrar os media na cobertura de operações militares, preservando a liberdade e a segurança física dos seus profissionais? Será o “jornalismo embedded” da Guerra do Iraque o melhor modelo de cobertura mediática dos conflitos modernos? Quais as suas consequências ao nível da independência dos jornalistas? Que implicações pode trazer à decisão político-militar? Como formar jornalistas e militares para conviver neste novo quadro de hipermediatização dos conflitos?

10.00h Recepção dos participantes

10.15h Abertura dos trabalhos
António Belo - Presidente do Conselho Directivo da ESCS
José Viegas Soares - Presidente do Conselho Científico da ESCS
Isabel Simões - Directora do Departamento de Jornalismo da ESCS

10.30h «Defesa nacional e opinião pública»
Intervenção de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Luís Amado

11.00h Comentários
Abel Cabral Couto - General na Reserva e Especialista em Estratégia
Carlos Gaspar - Docente do Instituto Português de Relações Internacionais
Maria João Ruella - Jornalista da SIC
Telmo Gonçalves - Docente da ESCS e investigador na área dos media e da guerra.
Vera Moutinho - Aluna de Jornalismo da ESCS
Moderadora: Isabel Simões - Directora do Departamento de Jornalismo da ESCS

12.30h Debate

Almoço
Bar do piso 3 da ESCS

Sessão da tarde

A data em que se assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa constitui sempre uma óptima ocasião para lembrar o papel desta garantia fundamental como pilar estruturante da vida em democracia, ainda mais num país marcado por uma longa história de anulação dessa liberdade essencial à afirmação plena dos indivíduos e das suas sociedades. Reflectir sobre a importância desta aquisição democrática é também lembrar as zonas difusas em que o seu exercício pode conflituar com outros direitos fundamentais, nomeadamente no que respeita à defesa de direitos pessoais, como sejam a reserva da vida privada, da intimidade, e a preservação da imagem pública.

Pretende-se ao longo da conferência percorrer algumas das problemáticas que decorrem da actividade jornalística nessa fronteira ténue que atravessa a vida pública e a vida privada dos cidadãos. Um tema que acompanha desde cedo o debate sobre a liberdade de imprensa e que é sempre importante revisitar, sobretudo quando os “valores” do mercado, do imediatismo e da concorrência mediática, associados à vulgarização de tecnologias com capacidades extraordinárias para a invasão da vida dos cidadãos, trazem novos desafios à prossecução de uma atitude jornalística socialmente responsável.

15.00 «O direito à informação e a esfera privada dos cidadãos»
Alberto Arons de Carvalho -Deputado e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Eduardo Dâmaso - Director adjunto do Diário de Notícias
Estrela Serrano - Docente da ESCS e membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Marco Silva - Aluno de Jornalismo da ESCS
Rui do Carmo - Procurador da República e director da Revista do Ministério Público
Moderador: Rui Simões - Docente da ESCS

17.30 Apresentação do livro "Passaporte para o Céu", de Paulo Moura, jornalista do Público e docente da ESCS.

No átrio contíguo ao auditório, decorre paralelamente uma exposição de fotografia com trabalhos de alunos seleccionados, no âmbito da disciplina de Fotojornalismo, pelo Dr. Rui Coutinho, docente da ESCS e editor de fotografia do Diário de Notícias.


Organização:
Departamento de Jornalismo da ESCS