segunda-feira, abril 17, 2006

17 de ABRIL de 1969

"Ontem, na cerimónia de Inauguração do Edifício da Faculdade de Ciências, o presidente da A.A.C. pede autorização às autoridades presentes para usar da palavra em nome dos estudantes. Nada lhe foi respondido, pelo que os estudantes aguardaram ordeiramente a vez de ser concedida a palavra ao seu representante.
Mas a cerimónia terminou agruptamente, e a sala foi abandonado pelas autoridades oficiais.
Os estudantes ocuparam então a sala deixada vazia, fazendo ouvir a sua voz através do presidente e outro elemento da direcção geral da A.A., do representante da Junta de Delegados de Ciências, e da Comissão Nacional dos Estudantes Portugueses.
Às duas da manhã de hoje quando deixava as instalações Académicas, o presidente da A.A. foi preso por sete indivíduos da P.I.D.E."

Assim começava um comunicado da Direcção Geral da Associação Académida de Coimbra, de 18 de Abril de 1969, dando conta dos factos ocorridos na véspera, quando da inauguração pelo Presidente da República Américo Tomás do edifício da Faculdade de Ciências, que marcaram o início da crise universitária de 1969, na sequência da qual é decretada greve às aulas e, mais tarde, o boicote aos exames da época de Junho.