sábado, março 25, 2006

HOJE É SÁBADO

Fiquei no Aeroporto não segui para S.Paulo. Com mais pena ainda depois de ter sabido da inauguração esta semana de um inexistente noutro qualquer sítio Museu da Língua Portuguesa pus-me a caminho da cidade a hora em que se cruzam os que se vão deitar e os que de lá vêm. Já andei nos dois sentidos mas hoje não ia nem vinha continuava. Pela aldeia que o tempo sequestrou entre o Chiado e a Assembleia da República onde havia de ir à procura d´O Poder da Arte que veio de Serralves fui vendo acordar os que ali encontram protegidas entradas de lojas sem seguranças que os enxotem mas que nesta aldeia não saúdam os passantes. Um pão ainda morno porque o caminho fez-me fome e um café numa locanda que fazia a agulha entre quem ia e quem vinha ajudou-me a fazer horas que estes locais do poder abrem tarde as portas. A Vanessa perseguia-me com o olhar trocista confortavelmente sentada dentro de um cartaz da dove o que este gajo faz por aqui.
Bom dia disse a menina ao grupo a que me juntei mas para mim já era mais boa tarde em frente a Barricades Improvisées de João Tabarra um objecto-vídeo que era uma seca mas a menina era bonito logo. Lá fomos atrás dela pelo Thomas Schüte pelo José Pedro Croft pelo Bruce Nauman pelo Gilberto Zorio pela Fátima Rego pelo Pedro Cabrita Reis pelo José de Guimarães pelo Gilberto Zorio pelo Pomar afinal por meia dúzia das cinquenta e sete obras que por ali estariam só percebi no fim ao ver o catálogo. Ora bolas se é obrigatória a visita guiada quem guia podia falar um bocadinho menos e levar os guiados a ver mais peças porque mesmo calada juro era uma boa companhia.
Felizmente encontrei no final daquilo tudo a Jacinta-day-dream e a Marisa-Monte-Universo-Ao-Meu-Redor a quem dei com todo o gosto boleia até Coimbra. Gostei de as ouvir lá falaram de coisas delas não interferi na conversa mas achei piada quando a Marisa se virou para a Jacinta e disse “quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho” e esta levantou a voz eu avisei-o “tens fome ou não te apetece mais/ meu amigo decide lá/ não sabes se odeias ou tens paixão/ um duche ou um banho de imersão/ mas diz-me se tenho ou não razão/ meu amigo decide lá”.
Vou convidá-las para irem comigo amanhã ouvir a Maria João e o Laginha à Casa da Música. Não sei se se conhecem.