terça-feira, fevereiro 14, 2006

AO CORRER DA REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO (8)

POLÍCIA DE PARIS CARREGA SOBRE JUÍZES SEM IRA

O Palácio da Justiça de Paris estava ontem quase em estado de sítio, protegido por um impressionante dispositivo de segurança contra uma manifestação - ilegal - de magistrados. Pela primeira vez, a polícia carregou contra juízes e advogados.
Uma matraca de policia a bater nas costas de um juiz produz o mesmo efeito que nas costas de um malfeitor: a prova ficou feita ontem em Paris, quando uma manifestação de magistrados, advogados, escrivães e outros funcionários judiciários degenerou em pancadaria, nas escadas do Palácio de Justiça. Um juiz de Estrasburgo, bem entrado na casa dos 50 anos, mostrava uma nódoa negra, da base do pescoço até ao ombro, com uma indisfarçável ponta de orgulho.
Participou, de facto, como os colegas, na primeira tentativa para forçar a entrada no Supremo Tribunal de Justiça, onde o Presidente da República, François Mitterrant, comemorava o bicentenário da veneranda instituição ...
As reivindicações são as mesmas, desde o início do ano: um aumento do orçamento da Justiça, melhores condições de trabalho e uma reforma do sistema judiciário que garanta uma verdadeira independência dos juízes em relação ao poder político".
(...)

"Público", de 1/12/90

Revista do Ministério Público nº 45
Jan./ Mar 1991