quarta-feira, novembro 16, 2005

TRUFAS

Foi hoje notícia uma trufa branca com um quilo e duzentos gramas, que foi vendida por 95 mil euros.
O aroma das trufas, uma das suas principais particularidades, foi definido por Brillat-Savarin como "o cheiro que fica na cama após uma tarde de amor nos trópicos".
Mas, com o que eu fiquei surpreendido, há uns anos, foi com esta descrição da "apanha" das trufas:
"Alguns negociantes usavam cães treinados para localizar as trufas, que tendem a crescer junto às raízes de algumas tílias, carvalhos e avelaneiras; porém, as porcas são há séculos os melhores caçadores de trufas. Basta largar uma porca num campo em que haja trufas que ela começa a farejar como um sabujo e depois a escavar num frenesim louco. Porquê esta obsessão das porcas pelas trufas? Os investigadores alemães da Universidade Técnica de Munique e da Escola Lübeck de Medicina descobriram que as trufas contêm o dobro de androsterona, uma hormona masculina, de um porco normal. Além disso, a feromona do javali é quimicamente muito semelhante à da hormona dos homens, podendo ser por isso que também nós achamos as trufas excitantes. Experiências efectuadas mostraram que, depois de deitar um pouco de androsterona em spray numa sala cheia de mulheres, se lhes mostrarmos algumas fotografias de homens, elas achá-los-ão mais atraentes do que noutras condições.
Para o cultivador de trufas e a sua porca, percorrer uma plantação subterrânea de trufas deve ser extremamente divertido e triste ao mesmo tempo. É lá que uma porca bela e saudável julga encontrar o javali mais sexy que alguma vez cheirou na vida, que por alguma razão parece preferir viver debaixo da terra. Esse facto põe-na doida e ela cava freneticamente acabando por desenterrar apenas um cogumelo estranho, encrespado e sujo. Em seguida, cheira outro supermacho a poucos metros de distância, também enterrado debaixo de terra, e mergulha, tentando desesperadamente apanhá-lo. Fica doida de desejo e frustração. Finalmente, o cultivador de trufas apanha os cogumelos, mete-os no saco e arrasta a porca de volta para casa, deixando uma plantação inteira a vibrar com o cheiro rico e aromático de belos javalis, todos a suspirar por ela, mas invisíveis!"

Uma História Natural dos Sentidos, de Diane Ackerman
ed. Temas & Debates (1999)

2 Comments:

At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Blogger josé said...

História fantástica!

 
At quinta-feira, 17 novembro, 2005, Blogger antonio romao said...

A sugestão é um passeio à Idanha por volta de Março e/ou Abril e parar por Oledo ( fica entre Escalos e Idanha a Nova ).Abancar aí na Casa da Comida e atacar numas CRIADILHAS com ovos mexidos e paio. A criadilha é o nome que por lá dão à trufa amarela.Não é da preta porque, se calhar, os cães e os porcos são daltónicos.

 

Enviar um comentário

<< Home