domingo, outubro 02, 2005

MARIA JOÃO

Hoje, às 22 horas, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, podem ainda assistir ao excelente espectáculo de Maria João, Mário Laginha, Bernardo Sassetti e Orquestra Clássica da Madeira, que abre o Festival de Música de Coimbra.
Claro que eu sou suspeito por se tratar de um espectáculo da Maria João, pois imagine-se que me cheguei a querer inscrever, numa das vezes que fui ao Centro Cultural Raiano, em Idanha-A-Nova, no grupo de fãs que aí tinha a sua sede.
Vindo de Guimarães, onde o recém inaugurado Centro Cultural instalado nos edifícios do Palácio de Vila Flôr e seus jardins tinha o auditório maior, de 800 lugares, esgotado para o espectáculo do Dia Mundial da Música - cheguei ao Teatro Gil Vicente, a Coimbra, e o espectáculo da Maria João tinha pouco mais de meia plateia (250 pessoas?).
Um diálogo perfeito entre os pianos de Laginha e Sassetti e a Orquestra Clássica da Madeira dirigida por Rui Massena, na primeira parte; a que se juntou a voz e a presença grácil de Maria João na segunda parte.
Aconselho a que os aplaudam até esgotar os encores, até ao terceiro, até ao exuberante diálogo-desafio-provocação entre os dois pianos e a voz, que tem por tema Prólogo - Cocada da Bahianinha (de Bernardo Sassetti).