domingo, outubro 16, 2005

JUSTIÇA EM DIRECTO

Justiça em Directo é o filme de estreia do realizador Philippe Martinez, que anda mais próximo da realidade do que pode parecer à primeira vista. Os julgamentos não são ainda um reality-show, a agenda não é ainda um alinhamento, o tempo de duração não é ainda previamente fixado, não há intervalos para publicidade, não existem “animadores” no interior do tribunal, a decisão não é tomada por votação “dos portugueses” como nas Quintas – mas muito do que o filme retrata coexiste já com o sistema de justiça oficial e vai-o impregnando.


Ocorreu-me agora que já há alguns anos que não existem, em Portugal, na grelha das televisões, programas que tratem especificamente de casos que andam ou andaram pelos tribunais, que num passado bem recente levaram do anonimato ao estrelato advogados, criminólogos e pastores cantantes de almas. Lembram-se, por exemplo, do Padre Frederico versus “máquina da verdade”? Hoje, suscitaria a mesma indignação pública que levou ao fim do programa?

1 Comments:

At segunda-feira, 14 julho, 2008, Blogger Avinhas said...

vi ontem o filme na RTP mas como já eram altas horas n vi o fim...alguem me pode explicar como acabou?? A última parte que eu vi foi a da malta a telefonar para votar..

Cumps

 

Enviar um comentário

<< Home