sábado, outubro 29, 2005

A "INSPIRAÇÃO"

O Aroma da Goiaba, um livro de 1982 recentemente editado em Portugal, é uma alongada entrevista de Plínio Apuleyo Mendonza a Gabriel García Marquez, uma interessante e divertida conversa entre ambos sobre o Caribe, a vida de Gabo, a sua obra, a política, as mulheres, as superstições ...

Ou seja, um serão muito agradável!

Quando Plínio Mendonza lhe pergunta:
- O que é para ti a inspiração? Existe?
Gabriel Garcia Marquez responde:
- É uma palavra desprestigiada pelos românticos. Não a concebo como um estado de graça nem como um sopro divino, mas sim como uma reconciliação com o tema à força de tenacidade e domínio. Quando queremos escrever qualquer coisa, estabelece-se uma espécie de tensão recíproca entre nós e o tema, de modo que atiçamos o tema e o tema nos atiça a nós. Há um momento em que todos os obstáculos caem, todos os conflitos se afastam, e ocorrem-nos coisas que não tínhamos sonhado, e então não há na vida nada melhor do que escrever. É isso que eu chamaria inspiração.

Trouxe-me à memória o que António Lobo Antunes
disse nas Conversas com Maria Luísa Blanco:
“[Q]uando estou a trabalhar na primeira versão do livro tenho a impressão de que o livro está em baixo e que é essa primeira versão que me impede de ver, como se o livro estivesse coberto de terra e eu tivesse de o limpar e limpar e limpar. É como se tivesse de resgatar as palavras e as ideias, que estão todas ali, de entre essa ganga imensa que as oculta”.
Ed. Dom Quixote (2002)