sexta-feira, setembro 30, 2005

É A PRAXE, SENHORES!

O Diário de Coimbra chama à primeira página (meia primeira página, mais concretamente) a notícia da chegada a Coimbra dos jovens que aqui vêm iniciar os seus estudos no ensino superior, apresentando-os, em duas fotografias, assentes no chão pelos joelhos e mãos, ou seja “a quatro”, titulando a manchete de Praxe integra caloiros e a notícia interior de Caloiros acolhidos por colegas mais velhos que os apelidam de bestas ... mas é a praxe!. O texto é o que se imagina a partir do título.
Nestas alturas, volto sempre ao Torga: “[A Coimbra], a tradição parola colou-lhe um rabo-leva atroz, carnavalesco e fútil. Os rapazes que nas suas escolas não souberam aprender o sentido profundo das coisas, confundiram um pedaço da natureza e da pátria com uma oleogravura de bordel” (in Portugal).
E, claro, continua a discutir-se e a rediscutir-se (ainda ontem no debate organizado pela Conselho da Cidade e a Pro Urbe com os candidatos às autárquicas) o atraso de vida cultural que é esta cidade dos “doutores”.

1 Comments:

At quinta-feira, 09 outubro, 2008, Blogger J.Pierre Silva said...

Convido a ler e comentar o seguinte artigo (e outros relacionados) em:

http://notasemelodias.blogspot.com/2008/09/notas-sobre-praxes-e-praxe.html

Com os melhores cumprimentos.

 

Enviar um comentário

<< Home