sexta-feira, setembro 09, 2005

"BIG BROTHER" INVADE SALAS PARA MONITORAR AULAS

Com este título, o Informativo TJERJ&EMERJ (Tribunal de Justiça e Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) de Julho/Agosto de 2005 publica a seguinte notícia:

Preocupado com a qualidade de ensino na Escola, o racionamento de despesas e a sua modernização, o desembargador Paulo Ventura instalou neste primeiro trimestre de 2005, nas salas de aula da Emerj, um circuito interno de câmeras de monitoramento, Agora, cada sala possui quatro câmeras que visualizam toda a sua extensão.
Segundo o desembargador, o objectivo das câmeras de monitoramento é fiscalizar os alunos durante a aplicação de provas, dispensando-se assim a presença de fiscais nas salas, bem como facilitar o controle de freqüencia dos alunos e o acompanhamento das aulas ministradas pelos professores. “Esta foi a forma que encontramos de avaliar com mais critério a qualidade de ensino”, destacou Ventura.
Hoje, a Emerj possui em seu Curso de Preparação à Carreira da Magistratura dez turmas pela manhã e cinco turmas à noite.

Visitei a sala onde estão instalados os monitores e se vêem as diversas salas de aula da Emerj e lembrei-me de uma “confissão” que, lá por Dezembro, pelo menos um auditor de justiça cada ano me fazia: pensava, no início, assim como alguns outros colegas, porque lhes tinham dito antes começarem o curso, que existiam câmaras de filmar na sala de convívio do Centro de Estudos Judiciários para observar o comportamento dos auditores.

A Emerj aproveitou a ideia!?