terça-feira, setembro 27, 2005

AUTÁRQUICAS - COIMBRA - DEBATE DIA 29 (Organização do Conselho da Cidade de Coimbra e da Pro Urbe)

Que futuro para Coimbra?
Conselho da Cidade de Coimbra e Pro Urbe organizam debate público com candidatos autárquicos de Coimbra: 29 de Setembro, Quinta-feira, 21,00 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Os principais candidatos autárquicos à Câmara Municipal de Coimbra confirmaram a sua presença no debate.
Este será o único debate público entre os candidatos à Câmara Municipal de Coimbra, nas eleições autárquicas de 9 de Outubro, podendo ajudar desde já a esclarecer algumas dúvidas no espírito dos cidadãos de Coimbra.
Espera-se, deste modo, que se possam repetir os debates de sucesso, realizados aquando das duas últimas eleições autárquicas, onde a participação de largas centenas de pessoas permitiu discutir e clarificar alguns dos assuntos mais estruturantes para a cidade de Coimbra.
As temáticas a abordar serão muitas e variadas. Contudo, é entendimento das associações promotoras que os candidatos à liderança possam responder a algumas das preocupações que nos parecem mais importantes. Entre elas, destacamos as seguintes:
1 – Transparência e democraticidade da vida municipal – mecanismos de participação dos cidadãos e associações na condução da política municipal, nos seus variados aspectos;
2 – Sustentabilidade do concelho de Coimbra – grau de exigência de qualidade urbana, de forma multifacetada, onde interagem o modelo urbanístico, a qualidade do ar e da água (saneamento básico, abastecimento e poupança de água), a eficiência energética, a recolha e tratamento de resíduos e os espaços públicos ao dispor dos cidadãos. A juntar a estas preocupações, importa saber as prioridades e métodos de eficaz gestão na reformulação do Plano Director Municipal, bem como a criação de uma rede de espaços verdes e definição de corredores ecológicos;
3 – Mobilidade e transportes – que política de transportes para a cidade de Coimbra, numa visão integrada em termos regionais e nacionais e qual o papel que o Metropolitano Ligeiro do Mondego ocupa nessa definição. Acresce a importância que o Metropolitano pode conferir à requalificação urbana do centro da cidade;
4 – Modelo de desenvolvimento económico – quais as políticas ao nível da manutenção e criação de emprego, no estímulo de projectos empresariais, ao licenciamento comercial e à fixação de jovens (apoio ao empreendorismo);
5 – Políticas sociais – qual o papel que o município deve desempenhar a este nível, em especial no que se refere aos idosos, aos jovens e aos desempregados?
6 – Política cultural – que projecto cultural para a cidade ao nível da gestão dos espaços culturais, na promoção de uma rede de agentes culturais e na definição dos mecanismos de apoio à formação, produção e divulgação cultural?
7 – Parque judiciário – perante o actual parque judiciário, dispendioso, distante e organizado de uma forma caótica e indigna, importa saber como pensam os candidatos resolver, junto do Governo, a situação dos actuais tribunais em Coimbra. Além disso, na sequência da “novela” iniciada à volta de uma nova penitenciária, torna-se crucial conhecer a estratégia defendida, e a forma de a concretizar, por parte dos candidatos. E qual o apoio que o município pretende dar, para reforçar o papel do Gabinete de Consulta Jurídica, em conjunto com a Ordem dos Advogados?
Estes são, apenas, alguns dos temas que achamos merecer a atenção dos candidatos à liderança da autarquia de Coimbra. Esperemos pelo debate para obtermos alguns esclarecimentos. A metodologia do debate será semelhante ao verificado noutros debates autárquicos, com a ordem das intervenções a ser sorteada inicialmente, tendo os candidatos uma primeira intervenção de 15 minutos, seguido de um período de cerca de 45 minutos de perguntas por parte do público. No final, por ordem inversa à inicial, será dada a oportunidade, em cerca de 10 minutos, para os candidatos responderem às perguntas que considerarem ser mais importantes.
Apelamos, assim, à participação dos cidadãos neste evento tão importante, para que a sua opinião seja tida em consideração pelos candidatos à Câmara Municipal de Coimbra, num debate que esperamos venha a ser esclarecedor sobre o projecto que cada um dos candidatos tem para a cidade de Coimbra nos próximos quatro anos.
Para quaisquer esclarecimentos, é favor contactar Maria de Lurdes Cravo, Presidente do Conselho da Cidade de Coimbra, pelo tlm 967725510.
Cordiais saudações cívicas
Conselho da Cidade de Coimbra
Pro Urbe – Associação Cívica de Coimbra